 Simulação em Modo
  Fasorial (ePHASORsim)
Simulação em Modo
  Fasorial (ePHASORsim)O ePHASORsim simula fenômenos de estabilidade transiente eletromecânicos de malhas de potência muito grandes com milhares de portas, geradores, transformadores, linhas de transmissão, cargas e controladores. Ele utiliza um solucionador otimizado de frequências fundamentais para computar valores RMS de tensões, correntes, potência ativa e reativa em tempo real, com um step de tempo típico de 10ms.
O ePHASORsim é ideal quando implementando simuladores de treinamento para operadores de sistema de transmissão de operadores, e desenvolvimento e testes do desempenho da proteção local e sistemas de controle bem como controles complexos de sistemas de potência globais implementados no software SCADA. Em tais aplicações, o simulador recebe comandos e computa as novas condições de estabilidade e comportamento dinâmico da malha de potência simulada em tempo real. Tensões, correntes, potência, status de rompimento e sinais críticos de controle podem ser monitorados em aplicações da vida real. Distúrbios diferentes de sistema como falhas, comutação de linha e carga, e queda do gerador podem ser simulados para analisar os efeitos da proteção e sistemas complexos de controle instalados em cada estação.
Simulador de treinamento de operador para sistemas de transmissão
O ePHASORsim é totalmente aberto e perfeitamente adaptado ao trabalho de P&D. Sua interface é conectada ao MATLAB/Simulink para permitir que os usuários desenvolvam e testem seus controladores locais ou de área ampla.
SIMULINK também pode implementar modelos de sistemas de transmissão de dados para simular o atraso de transmissão entre as estações locais e as distribuídas ou centralizar o controlador de ampla área. O ePHASORsim inclui uma grande biblioteca de funções de C e Python (API) para facilitar a interface com outros softwares abertos e customizados.
A implementação paralela do processamento do ePHASORsim é planejada para 2015 com o objetivo de aumentar a capacidade de simulação para até no mínimo 100000 nós utilizando mais núcleos. Tal capacidade ainda em desenvolvimento irá permitir o estudo de controle amplo e sistemas de proteção, sistemas especiais de proteção (SPS) bem como simulação preditiva capaz de simular grandes sistemas mas rápidos do que em tempo real.
Tal característica também é considerada pelo Plano de Desenvolvimento Para os Próximos 5 Anos da US DOE para fazer a prevenção de malfuncionamentos de sistemas e implementar medidas de correção para prevenir eventos em cascata levando ao colapso do sistema.